sábado, 12 de outubro de 2013

queridas criancinhas,

Tenho algumas dicas pra vocês. Enquanto puderem, durmam quando tiverem sono e só levantem quando toda a preguicinha acabar. Esqueçam isso de acordar cinco da manhã. Um dia vocês terão que acordar esse horário e saibam que deus estará com uma cartelinha marcando sua reclamação. Continuem chorando quando estiverem com sono. Sempre achei bastante honesto esse pequeno ato e ajuda a cansar os olhos. Hoje em dia, infelizmente, não dá pra sair por aí chorando de sono sem ser julgada. Nesse caso, não deus, mas várias pessoas ao seu redor estarão com cartelinhas marcando as suas fraquezas.

Aproveitem a piscina dos amiguinhos, do prédio, de casa. Quando eu era pequena, era um patinho para água, mas nos anos 90 a instabilidade política e econômica (pede pros teus pais explicarem o que é isso pra você) fazia tudo ser mais caro e, por isso, ter piscina em casa era meio complicado. Portanto, enquanto puder, banhe de piscina até a vista ficar azulada e exercite seus pulmões agora, pois no futuro você vai ficar com preguiça de hidratar o cabelo depois do mergulho.

A internet é bem legal, mas você passará boa parte da sua vida em frente ao computador, de celular na mão, sempre conectado. A vida online cansa, angustia, torna as pessoas ansiosas. Veja eu aqui escrevendo essa carta pra você... Acho que seria mais interessante passar horas vendo desenho animado. Fazia isso na infância e não me prejudicou em nada. Vão oferecer a você a galinha pintadinha, mas tenho certeza que você irá preferir uma boa história de herói daquelas que a gente assiste em pé acreditando ter o mesmo poder. É interessante que a imaginação tenha canto, mas na vida não somos espectadores de um musical. O colorido cantado é lúdico, mas você sentirá que a sua imaginação precisa de diálogos e que você precisa ser ativo. Para criar histórias você precisa ouvir histórias.

Quanto aos videogames, tenho certeza que seus pais saberão impor limites. Saiba que eles irão chantagear você durante toda a fase da infância. Então, trate de tirar boas notas porque, se fosse você, ficaria chateada de não poder jogar Rayman Legends porque não fui bem em matemática. Outra coisa, apesar de ter tido uma infância super legal, a vida adulta ainda assim conseguiu colocar uma chatice em mim. Se um dia você aparecer para me visitar, saberá que na minha casa videogame é coisa de adulto. Não se chateie. Anota aí pra me agradecer no futuro e, quando receber, me avisa.

Beijinho,
Tia Carolina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário