domingo, 6 de abril de 2014

querida afilhada,

O que dizer para um ser tão pequeno neste mundo louco e igualmente fascinante?

Bom, sei que você ainda está aprendendo a falar, mas já sabe brincar, sorrir, reclamar e ficar zangada, bem zangada mesmo. Mas, são palavras de um tio que, quando recebeu a notícia que seria seu padrinho, entendeu o recado de cara, então saiba que te amo e que tenho com você a experiência de ensaiar para ser pai algum dia. Por que padrinho não é somente para presentear, é ser isso e outras coisas mais simples e sinceras.

Bom, vamos lá.

Você tem pais incríveis e que te amam incondicionalmente. Ame-os e briguem sempre que os assuntos instigarem opiniões diferentes, sobre os mais variados temas – só não vale falar mal do MetallicA, banda que eu e seus pais somos muito fãs, belèze? –, mas sempre os respeite. Aliás, respeite tudo e todos. Tudo porque a natureza é muito generosa conosco, e todos porque cada pessoa que você olhar na rua tem uma história de vida formada por alegrias e tristezas.

Quando você estiver mais velha, eu não sei, mas, hoje, poucas pessoas sabem a diferença entre julgar e opinar, portanto, não julgue ninguém e opine sempre que for necessário. Saiba, também, que é muito fácil perder a cabeça e se entregar para sentimentos ruins. E que algo ruim sempre pode acontecer, mas encare isto de frente, tire lições e garanta graus a mais de conhecimento no seu horizonte. A vida é boa, acredite.

Equilibre sua mente e seu corpo, encontre um esporte que curta muito, escute músicas que tirem você deste plano por alguns minutos, assista a muitos filmes e leia absolutamente tudo, valorize os amigos e a família, beba de vez em quando em botecos da vida e desfrute dos amores momentâneos. Ame seu trabalho e não tenha medo da mudança, mas respeite o medo, ele é uma forma de manter os pés no chão.

Afilhada, essas são algumas ideias e palavras para você e espero que me procure, futuramente, para trocarmos uma ideia na brisa do mar, andar de Slackline e te explicar as diferentes formas de amar na vida.
Fica tranqs que, além dos teus pais, eu estou cuidando de ti também, esta carta é para você, portanto, quando receber, me avisa.

Jonas



*****

Jonas Sakamoto, 25 anos, além de padrinho da Lauanna, que acaba de fazer 2 anos, é jornalista formado daqui a uns meses, escreve para Obvious e Entenda os Homens, praticante de slackline, alquimista mental, amante da natureza, do amor e apaixonado pela vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário