quinta-feira, 1 de maio de 2014

querido 1994,

Queria lembrar de você inteiro, não em fragmentos. Você deve ter sido o ano que mais concentrou eventos midiáticos importantes nos anos 90 para o Brasil. Talvez eu não tenha idade suficiente para fazer esse tipo de julgamento, mas veja o seu corpinho, os fatos que marcaram você e diga se não faz sentido. 

Pouco depois de você ter chegado, eu completei 6 anos. Por causa da pouca idade, não sei se acompanhei com consciência os fatos marcantes ou se sonhei com eles já que a tv sempre nos bombardeou. 

Durante anos, acreditei ter assistido o acidente da morte do Senna na hora em que ele aconteceu. Mas com o tempo fui percebendo que Fórmula 1 é complexa demais para uma criança. Devo ter visto no jornal, na Xuxa, no plantão da Globo, enfim, em tantos programas que devo ter, inclusive, sonhado com ele. Talvez esse bombardeio tenha cravado na minha memória aquela balançada de cabeça que o piloto deu logo após o acidente. Deve ter sido um reflexo do corpo, mas deixou a impressão de que não tinha sido nada de grave. Não lembro dele vencendo ou brigando com os adversários. A lembrança mais viva na minha mente é a da sua morte. 

Foi com você, 94, que veio o tetra. Outro evento que pouco me lembro. A única coisa que ficou de marcante foi o grito alucinante de todos que estavam na varanda do sítio dos meus avós quando o moço de cabelo comprido vestido de azul e branco errou aquele pênalti. Acho que fui arremeçada do colo de alguém, mas não tenho certeza . Comemorei, mas com as mãozinhas tapando os ouvidos, provavelmente. E só disso me lembro. 

O fato que eu me lembro muito bem foi a minha primeira experiência com dinheiro. Era agosto e o Brasil tinha um novo dinheiro: o real. Eu sempre levava meu lanche, mas nesse dia, fora o lanche, meu vô havia me dado 1 centavo de real. Feliz e serelepe, perguntei para a moça da cantina o que eu poderia comprar com 1 centavo no que ela riu e me deu uma balinha, mas não pegou meu dinheiro. Achei estranho, mas talvez ela não tivesse troco pra 1 centavo. 

Faz o seguinte, 1994, quando receber, equipare 1 dólar a 1 real e me avisa.

Beijos,
Carol


Nenhum comentário:

Postar um comentário